Maio Roxo chama atenção para as Doenças Inflamatórias Intestinais

Doenças Inflamatórias Intestinais são doenças auto imunes. Isso significa que não são transmissíveis, a exemplo do lúpus e da artrite reumatoide. Significa também que não têm cura mas têm tratamento para controle. As chamadas DII são a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa.

Neste mês de maio, a Associação Mineira dos Portadores de Doenças Inflamatórias intestinais, a AMDII, está realizando o Maio Roxo levando eventos a diversas cidades mineiras com o intuito de informar à população sobre essa doença ainda desconhecida de muitas pessoas.

A Doença de Crohn é uma das Doenças inflamatórias intestinais (D.I.I.), descrita em 1932 por Dr. Burrill B. Crohn, no íleo terminal. O achado de granuloma no exame histológico deu o nome de doença granulomatosa intestinal (embora só esteja presente em 30%). Sua etiologia é desconhecida – multifatorial. A redução da superfície absortiva na mucosa do intestino, resultante da extensa inflamação da doença, causa esteatorréia (fezes volumosas com grande quantidade de gordura) e má absorção de vitaminas lipossolúveis e de vitamina B12. Estas inflamações podem agravar o quadro desabsortivo por permitirem a proliferação bacteriana onde nasce o bloqueio levando a desconjugação de sais biliares. São significativas as perdas de proteínas, eletrólitos e sangue pela mucosa intestinal inflamada.

É uma doença que pode acometer qualquer porção do trato gastrointestinal (da boca ao ânus).

A Retocolite Ulcerativa é uma doença inflamatória do intestino grosso e se caracteriza por inflamação e ulceração da camada mais interna da mucosa intestinal. Os sintomas incluem caracteristicamente diarreia, com ou sem sangramento retal, e frequentemente dor abdominal. A Retocolite Ulcerativa pode afetar apenas a parte inferior do cólon (sigmoide) e o reto e é, então, chamada de Proctite Ulcerativa. Se a doença afetar apenas o lado esquerdo do cólon (descendente), ela é chamada de Colite Distal. Se ela envolver todo o cólon, (ascendente, transverso, descendente e sigmoide) é chamada de Pancolite.

A Retocolite Ulcerativa difere da Doença de Crohn porque afeta apenas o intestino grosso de forma contínua e a Doença de Crohn pode afetar qualquer área do trato gastrointestinal (da boca ao ânus), e de forma “saltada”. Na RCU apenas a camada mais interna do intestino grosso é afetada, e na DC todas as camadas do intestino podem ser acometidas.

Dados e informações retiradas do site da AMDII. Clique aqui para saber mais!

E aqui também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *