PodCast retrata a importância de Santos Dumont e outros brasileiros

A Rádio França Internacional lançou seu primeiro podcast: A história do Brasil nas ruas de Paris. O podcast é baseado no livro homônimo do jornalista Maurício Torres Assumpção que vendeu mais de 10 mil exemplares e foi indicado ao Prêmio Jabuti na categoria Reportagem.

Produzido pela Radio France Internationale, com roteiro de Maurício e direção técnica do francês Pierre Zanutto o podcast é dividido em 21 capítulos de aproximadamente 7 minutos, desses quatro são inteiramente dedicados ao “Pai da Aviação”.

A influência da França na formação da cultura brasileira é inegável, mas, se, a França influenciou tanto o Brasil, não poderia o Brasil ter influenciado a França?

 

“Tudo começou com Santos Dumont”, explica Maurício em entrevista para a RFI. “Há uma placa na avenida des Champs-Élysées que nos lembra que ali, em 1903, Santos Dumont aterrissou com o seu dirigível causando uma tremenda confusão. Depois, quando eu fui morar na praça do Colonel Fabien, eu conheci a sede do Partido Comunista Francês, obra do Oscar Niemeyer, tombada pelo Patrimônio Histórico francês. Somando uma coisa a outra, eu cheguei, finalmente, a placa que homenageia Dom Pedro II no hotel Bedford, na rua de l’Arcade. Ali, então, eu pensei: daria para escrever um livrinho sobre os brasileiros em Paris…”

Maurício deu uma entrevista aos jornalistas Sérgio Rodrigues e Alessandra Batista falando um pouco do livro, do podcast e da importância de Alberto Santos Dumont para a humanidade:

E após três anos pesquisando as relações franco-brasileiras, com ênfase na participação de grandes nomes da história do Brasil o livro conta com 500 páginas que cobre 200 anos da história do Brasil, de Dom Pedro I a Oscar Niemeyer. Todos, grandes nomes que passaram temporadas ou se radicaram na França.

Clique aqui para ouvir os podcasts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.