Inscrições para Instituto Federal vão até 9 de maio

Quando é o período de inscrições?
De 9 de abril a 8 de maio. Você pode se inscrever no site copese.ifsudestemg.edu.br, onde também está disponível o edital do Processo Seletivo com todas as informações. A leitura desse edital é indispensável para quem quer participar da seleção.
Quais serão os cursos do Campus Santos Dumont com vagas neste Processo Seletivo?
Pela primeira vez, a unidade do IF Sudeste MG ofertará a graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária, em turno integral. Serão 18 vagas pelo Processo Seletivo e outras 12 pelo Sisu 2 (por meio da nota no Enem do ano passado). Também haverá vagas para os cursos técnicos em Eletrotécnica (30), Mecânica (25), Transporte de Cargas (35) e Guia de Turismo (40). Este último será oferecido pela primeira vez a distância. Os três cursos técnicos presenciais serão noturnos. Também há vagas nas unidades de Juiz de Fora, Manhuaçu e Rio Pomba do IF Sudeste MG.
Quem pode fazer cada um desses cursos?
A Engenharia Ferroviária e Metroviária, por ser um curso superior, é voltada a quem já concluiu o Ensino Médio. É o mesmo caso do curso técnico em Guia de Turismo, que será ofertado na modalidade subsequente ao Ensino Médio. Os outros cursos técnicos valem para quem está no 2º ou no 3º ano e também para quem já concluiu o Ensino Médio. Não existe limite mínimo ou máximo de idade.
Quero saber mais sobre os cursos. O que faço?
Você pode conhecer um pouco das formações nas respectivas páginas:
Esse Processo Seletivo tem alguma novidade no Campus Santos Dumont?
Sim. A Engenharia Ferroviária e Metroviária abre vagas pela primeira vez. Trata-se da segunda graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária do país, a única do Sudeste. Além disso, o curso técnico em Guia de Turismo será ofertado a distância e exigirá o Ensino Médio completo.
Existe mensalidade para estudar no Instituto Federal?
Não. O IF Sudeste MG é uma instituição pública e não cobra mensalidade de seus estudantes. Aproveitando a dúvida, vale destacar também que todos os alunos têm o direito de concorrer a auxílios oferecidos pela Assistência Estudantil para manutenção e transporte. Essa seleção é realizada a partir de critérios socioeconômicos.
Pedi e consegui a isenção de taxa. O que eu preciso fazer?
Você precisa se inscrever no Processo Seletivo, da mesma forma que qualquer candidato, de 9 de abril a 8 de maio. A diferença: aqueles que obtiveram a isenção não precisam imprimir o boleto e pagar a inscrição no banco. Os candidatos não isentos precisam pagar a taxa até 9 de maio, conforme indica o boleto impresso no fim do cadastro.
Como funciona a questão dos grupos de concorrência?
Para saber em qual grupo se enquadrar, é indispensável a leitura atenta do edital em copese.ifsudestemg.edu.br. Os grupos consideram diferentes perfis de candidato: por exemplo, se ele estuda ou estudou em escola pública durante determinado período, a autodeclaração étnico-racial, a renda familiar e se é uma pessoa com deficiência. É importante compreender que, caso seja aprovado no Processo Seletivo, o candidato precisará apresentar na matrícula a documentação comprobatória exigida pelo grupo em que se inscreveu. Vale lembrar ainda que o grupo A0 é de ampla concorrência, ou seja, qualquer candidato pode enquadrar nele.
Quando serão as provas?
Elas acontecem em 24 de junho, em diferentes horários: às 8h para a graduação e às 14h para os cursos técnicos. O conteúdo programático previsto para as provas dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação também está disponível no site copese.ifsudestemg.edu.br.
O IF Sudeste MG tem obrigação de me avisar se eu fui aprovado?
Todos os documentos, listas, avisos, notas e resultados do Processo Seletivo são publicados no site copese.ifsudestemg.edu.br. No entanto, a responsabilidade de acompanhar as etapas da seleção é do candidato. Após a realização da prova, haverá a divulgação das notas, dos resultados, dos editais de matrícula e das chamadas, e as datas e regras, que estarão à disposição no site, devem obrigatoriamente ser conhecidas pelo candidato.
Onde posso tirar dúvidas?
Inicialmente, sempre vale verificar se a informação de que você precisa está no edital, no site copese.ifsudestemg.edu.br. Se não estiver, todos os canais de comunicação do Campus Santos Dumont estão à disposição: página no Facebook, número (32) 9 8469 7150 e e-mail [email protected].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.