
A AMA-SD, Ação em Movimentos Artísticos de Santos Dumont vai promover nos meses de julho e agosto o CINE-AMA, uma Mostra de Cinema Itinerante em Santos Dumont. O projeto viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo irá realizar exibições de curtas-metragens ao ar livre, Mantiqueira, Nova Dores, Quarto Depósito e bairro da Glória. O intuito da iniciativa é promover o acesso à cultura e destacar identidades locais por meio do audiovisual.
Criadores audiovisuais da cidade e região interessados em compor a programação da CINE-AMA, podem inscrever seus filmes gratuitamente até o dia 06 de julho. O objetivo é transformar praças e espaços comunitários em salas de cinema ao ar livre, promovendo o acesso à cultura, a valorização de identidades locais e o diálogo com temas socioambientais provocando reflexões, gerando experiências coletivas culturais e aproximando públicos diversos por meio do cinema.
Os curtas-metragens inscritos passarão por uma curadoria, com seleção baseada em critérios que envolvem a qualidade das produções alinhadas com as modalidades:
✔️RAÍZES – Curtas produzidos local ou regionalmente, com foco na memória e valorização do patrimônio.
✔️LIVRE – Curtas produzidos na cidade de Santos Dumont com temática livre.
✔️SEMENTES – Curtas que abordam temas ligados à preservação socioambiental.
Além das exibições, o projeto realizará em cada espaço de exibição uma roda de conversa com o tema: “Cinema, a porta de entrada para o mundo”, a fim de incentivar o pensamento crítico e inspirar novas narrativas a partir do contato local. O evento busca não apenas exibir filmes, mas transformar o espaço público em um ponto de encontro, onde o audiovisual se torna ferramenta de escuta, troca e valorização da linguagem.
Para se inscrever, clique aqui. O resultado da seleção será divulgado em 7 de julho.
Para mais informações, entre em contato pelo instagram @ama.sd.mg