Skip to content
Cultura 90,1

Cultura 90,1

Rádio Cultura 90,1 FM – Santos Dumont/MG

Primary Menu
  • Início
  • Colunas
  • Mídia Kit 2025
  • Desenvolvimento Regional
  • Utilidade Pública
  • PROGRAMAÇÃO
  • Locutores
  • Sobre a Rádio
  • Contato
  • Home
  • Notícias
  • Chuvas em Minas foram causadas por ‘Mini-furacão’ Akará
  • Notícias

Chuvas em Minas foram causadas por ‘Mini-furacão’ Akará

Alessandra Batista 23 de fevereiro de 2024 2 minutes read
0
K7FGKGRJSBHUREM65MR7LZ7PXA

As chuvas que atingiram Minas Gerais nos últimos dias foram causadas por nuvens que “estacionaram” sobre o Estado em consequência de um “mini-furacão”.

“Na semana passada se formou uma área de baixa pressão no litoral do Rio de Janeiro, causando um aumento de nebulosidade e chuvas isoladas até o último domingo,18. Mas, no decorrer do final de semana, essa área de baixa pressão se intensificou e começou a deslocar em direção ao litoral Sul. De baixa pressão, passou para um ciclone subtropical. Em seguida, esse ciclone continuou se intensificando e virou uma depressão subtropical e, após se intensificar ainda mais, virou a tempestade subtropical que a Marinha denominou de ‘Akará’. A tempestade subtropical é um mini-furacão ocorrendo em latitudes subtropicais”, explicou a meteorologista Anete Fernandes, do instituto federal. .

Apesar do fenômeno ter ocorrido sobre o oceano no litoral do Sul do Brasil, Minas Gerais acabou sendo fortemente impacto, uma vez que a umidade vinda de diversas partes do país “estacionou” sobre o Estado.

“Quando você tem um sistema com essa intensidade, todo o escoamento de umidade do interior do continente é direcionado para o litoral. A gente tinha, sobre o Minas, umidade vinda do sul da Amazônia, das regiões Centro-Oeste. Sudeste, mesmo do Nordeste, sendo canalizada para alimentar essa tempestade. Isso aconteceu até ontem (quinta-feira) pela manhã, mas esse sistema se desintensificou e já começou a reduzir”, concluiu Anete.

Como o sistema começou a perder força nesta quinta, 22, a previsão é que as chuvas diminuam a partir deste sábado, 24, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

About the Author

Alessandra Batista

Editor

View All Posts

Post navigation

Previous: Prefeitura realiza dia D contra Dengue
Next: Ruas da cidade tem mão e fluxo alterados

Notícias Relacionadas

IF realiza mostra de cursos no Calçadão
  • Notícias

IF realiza mostra de cursos no Calçadão

Alessandra Batista 4 de maio de 2026 0
espirradeira
  • Notícias

Prefeitura de Juiz de Fora proíbe planta tóxica

Alessandra Batista 24 de abril de 2026 0
Giro de Noticias 90,1
  • Notícias

Giro de Notícias

Alessandra Batista 9 de abril de 2026 0
Vitrine

Whatsapp

Copyright © Sociedade Mineira de Comunicação Ltda | MoreNews by AF themes.